segunda-feira, 26 de julho de 2010

Hawaii


Eu estava procurando alguma coisa sobre o Hawaii porque no Google tradutor não tem havaiano, mas acabei descobrindo coisas que minha normal ignorância não me permitia saber. (Se você, leitor, também não sabe, não lhe julgo ignorante mas desinformado ou até mesmo leigo).

Enfim, eis que vem as informações. Como o próprio nome do blog já diz, não pretendo colocar aqui muitas informações que deixaram vocês entediados, colocarei apenas informações básicas e as que eu achei que fossem importantes - apesar de na minha opinião muitas vezes serem inúteis.

O Hawai'i (em havaiano), é o Estado mais afastado dos EUA (obvio). Tão longe que muitos não sabem nem que pertence ao EUA, mas que é um país independente. De fato o Hawaii um dia já foi independente.
O arquipelago que o forma é conhecido como Ilhas Sanduíche (o que me faz questionar o por quê. ¬¬?). O arquipélago foi povoado por polinésios (até 1810). Depois de monarquia e república, foi invadido pelos dos EUA e começou a fazer parte do país.
O primeiro monarca foi o KAMEHAMEHA I (oahohahahaoaho, sim, isso é verdade), e isso me deixou um pouco perplexa sobre o assunto (seria daí o golpe tão famoso de Goku?- sim, eu sou Otaku). Mas creio que isso não vem ao caso... A segunda coisa mais incrivel desse monarca - além de seu nome, que aparentemente era Kalani Pai'ea Wohi o Kaleikini Keali'ikui Kamehameha o 'lolani i Kaiwikapu kaui Ka Liholiho Kûnuiâkea, era o fato de ter mantido a independencia havaiana sob seu comando. Porem, ambas informações sobre ele carecem de mais fontes e não são 100% seguras.

Voltando ao Hawaii, ele foi atacado pelo Japão na segunda guerra mundial (não sei se tem que usar letra maiúscula). A economia é voltada principalmente para o turismo(*-*). O país tem tantas etnias/mestiços quanto o Brasil - more mistureba - assim como tem muitas religiões também. Etc.

Na realidade eu só vou colocar isso porque eu (odeio) não gosto muito de historia, então não creio que o resto seja muito interessante. Se alguém quiser que eu complemente é só postar em alguma mensagem - não que ALGUÉM LEIA ESSE BLOG INÚTIL.

A sim, outra informação que eu achei muito legal - e que eu deveria saber - é que Barack Obama (*-*), além de ser o primeiro presidente negro dos EUA, é também o primeiro presidente havaiano (*----------------------------*)

Voltando ao assunto inicial que me fez fazer toda essa pesquisa, a língua havaiana é considerada uma das menores do mundo por possuir apenas 12 letras e um símbolo - outro dia eu falo sobre as menores linguagens do mundo.
As consoantes: /p/, /k/,/‘/ ou /'/ (oclusão glótica ou ‘okina), /m/, /n/, /w/ (às vezes escrito como /v/), /l/ e /h/. Mantendo as vogais normais do nosso alfabeto (a, e, i, o, u), eles também usam o acento macron - cujo qual eu não sei fazer no pc, então eu usei o (^) - ele é um tracinho em cima da letra e indica uma pronuncia mais longa da vogal.

E no fim dessa enorme pesquisa, chego a conclusão de que minha busca... FOI INÚTIL, porque eu não encontrei nenhum tradutor que me ajude a traduzir havaiano para portugues - ou pra qualquer outra lingua ¬¬ . E eu desisto de saber o que fala a parte em havaiano na musica "hawaiian rollercoaster ride" de Lilo e Stitch.

Um comentário: