segunda-feira, 26 de julho de 2010

Hawaii


Eu estava procurando alguma coisa sobre o Hawaii porque no Google tradutor não tem havaiano, mas acabei descobrindo coisas que minha normal ignorância não me permitia saber. (Se você, leitor, também não sabe, não lhe julgo ignorante mas desinformado ou até mesmo leigo).

Enfim, eis que vem as informações. Como o próprio nome do blog já diz, não pretendo colocar aqui muitas informações que deixaram vocês entediados, colocarei apenas informações básicas e as que eu achei que fossem importantes - apesar de na minha opinião muitas vezes serem inúteis.

O Hawai'i (em havaiano), é o Estado mais afastado dos EUA (obvio). Tão longe que muitos não sabem nem que pertence ao EUA, mas que é um país independente. De fato o Hawaii um dia já foi independente.
O arquipelago que o forma é conhecido como Ilhas Sanduíche (o que me faz questionar o por quê. ¬¬?). O arquipélago foi povoado por polinésios (até 1810). Depois de monarquia e república, foi invadido pelos dos EUA e começou a fazer parte do país.
O primeiro monarca foi o KAMEHAMEHA I (oahohahahaoaho, sim, isso é verdade), e isso me deixou um pouco perplexa sobre o assunto (seria daí o golpe tão famoso de Goku?- sim, eu sou Otaku). Mas creio que isso não vem ao caso... A segunda coisa mais incrivel desse monarca - além de seu nome, que aparentemente era Kalani Pai'ea Wohi o Kaleikini Keali'ikui Kamehameha o 'lolani i Kaiwikapu kaui Ka Liholiho Kûnuiâkea, era o fato de ter mantido a independencia havaiana sob seu comando. Porem, ambas informações sobre ele carecem de mais fontes e não são 100% seguras.

Voltando ao Hawaii, ele foi atacado pelo Japão na segunda guerra mundial (não sei se tem que usar letra maiúscula). A economia é voltada principalmente para o turismo(*-*). O país tem tantas etnias/mestiços quanto o Brasil - more mistureba - assim como tem muitas religiões também. Etc.

Na realidade eu só vou colocar isso porque eu (odeio) não gosto muito de historia, então não creio que o resto seja muito interessante. Se alguém quiser que eu complemente é só postar em alguma mensagem - não que ALGUÉM LEIA ESSE BLOG INÚTIL.

A sim, outra informação que eu achei muito legal - e que eu deveria saber - é que Barack Obama (*-*), além de ser o primeiro presidente negro dos EUA, é também o primeiro presidente havaiano (*----------------------------*)

Voltando ao assunto inicial que me fez fazer toda essa pesquisa, a língua havaiana é considerada uma das menores do mundo por possuir apenas 12 letras e um símbolo - outro dia eu falo sobre as menores linguagens do mundo.
As consoantes: /p/, /k/,/‘/ ou /'/ (oclusão glótica ou ‘okina), /m/, /n/, /w/ (às vezes escrito como /v/), /l/ e /h/. Mantendo as vogais normais do nosso alfabeto (a, e, i, o, u), eles também usam o acento macron - cujo qual eu não sei fazer no pc, então eu usei o (^) - ele é um tracinho em cima da letra e indica uma pronuncia mais longa da vogal.

E no fim dessa enorme pesquisa, chego a conclusão de que minha busca... FOI INÚTIL, porque eu não encontrei nenhum tradutor que me ajude a traduzir havaiano para portugues - ou pra qualquer outra lingua ¬¬ . E eu desisto de saber o que fala a parte em havaiano na musica "hawaiian rollercoaster ride" de Lilo e Stitch.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

PERGUNTA #1

Primeiro uma piada para complementar minha pergunta:

Estavam na China um brasileiro, um americano e um argentino. Estavam bebendo na praça. Só que na China isso é proibido e eles foram pegos em flagrante. Presos , foram mandados ao Juiz para receberem sua sentença. O Juiz deu uma bronca enorme e disse que cada um ia receber 20 chicotadas como punição. Só que estavam em transição entre o ano do cão e o do rato, então cada prisioneiro tinha direito à um pedido: - Você americano! Seu país é racista, capitalista e eu odeio vocês, mas promessa é promessa! Qual o seu desejo, desde que seja não escapar da punição? - Quero que amarrem 1 travesseiro nas minhas costas! - Que assim seja! E tome as chicotadas com o travesseiro nas costas. Lá pela décima chicotada o travesseiro cedeu e o americano levou 10 chicotadas das 20 prometidas. - Sua vez argentino! Seu povo é muito arrogante e trapaceiro. Odeio vocês, mas promessa é promessa! - Qual o seu desejo? - Que amarrem 2 travesseiros nas minhas costas! E assim foi. Lá pela décima quinta chicotada os travesseiros cederam e o argentino tomou 5 das 20 chicotadas. Mas ficou feliz porque passou a perna no americano! Foi a vez do brasileiro. - Ora, ora, você é brasileiro... povo simpático, bom de futebol, humilde.... como eu gosto do seu povo, você terá 2 pedidos!!! - Bem, eu quero levar 100 chicotadas... - Espantoso!!! Ainda por cima é corajoso!!! - Seu pedido será realizado!!! - Qual é o próximo pedido? –

Amarra o argentino nas minhas costas!!!!!

Agora minha pergunta, algo que eu sempre quis saber: "por que Brasileiros e Argentinos 'se odeiam'? ~_~
Desta vez senhores leitores (se é que existe alguem que le isso..xD), eu não darei a resposta (uma vez que eu não sei responder, já que fui eu mesma quem perguntou xDD), e espero (em vão, provavelmente) uma resposta de vocês.

*provaveis respostas*
- qr uma resposta? vai no yahoo perguntas!
"eu fui, mas demoram para responder"

-vai no google!
"estou com preguiça, e no meu direito de não responder eu mesma a pergunta"

-pq sim!
"¬¬"

--para as outras possiveis respostas que não respondem a minha pergunta, minha explicação:
Eu, como brasileira e cidadã paulista, estou no meu direito de postar NO MEU BLOG uma pergunta. Vocês, leitores e - provavelmente - cidadãos brasileiros, estão no direito de NÃO RESPONDER. Logo, não gastem suas energias preciosas respondendo de maneira grosseira e ainda achando que estão "abafando"...

por favor e atenciosamente, eu.. .^^

domingo, 4 de julho de 2010

Sorri, por C.C.Jr.

Sorri quando a dor te torturar
E a saudade atormentar
Os teus dias tristonhos vazios

Sorri quando tudo terminar
Quando nada mais restar
Do teu sonho encantado

Sorri quando o sol perder a luz
E sentires uma cruz
nos teus ombros cansados doloridos

Sorri, vai mentindo a sua dor
e ao notar que tu sorris,
todo mundo irá supor que és feliz.

--- Sir Charles Spencer Chaplin Jr. ---

sexta-feira, 2 de julho de 2010

24 coisas que você não pode morrer sem saber =O

01 – O nome completo do Pato Donald é Donald Fauntleroy Duck.
02 – Em 1997, as linhas aéreas americanas economizaram US$ 40.000 eliminando uma azeitona de cada salada.
03 – Uma girafa pode limpar suas próprias orelhas com a língua.
04 – Milhões de árvores no mundo são plantadas acidentalmente por esquilos que enterram nozes e não lembram onde eles as esconderam.
05 – Comer uma maçã é mais eficiente que tomar café para se manter acordado.
06 – As formigas se espreguiçam pela manhã quando acordam.
07 – As escovas de dente azuis são mais usadas que as vermelhas.
08 – O porco é o único animal que se queima com o sol além do homem.
09 – Ninguém consegue lamber o próprio cotovelo, é impossível tocá-lo com a própria língua.
10 – Só um alimento não se deteriora: o mel.
11 – Os golfinhos dormem com um olho aberto.
12 – Um terço de todo o sorvete vendido no mundo é de baunilha.
13 – As unhas da mão crescem aproximadamente quatro vezes mais rápido que as unhas do pé.
14 – O olho do avestruz é maior do que seu cérebro.
15 – Os destros vivem, em média, nove anos mais que os canhotos.
16 – O “quack” de um pato não produz eco, e ninguém sabe porquê.
17 – O músculo mais potente do corpo humano é a língua.
18 – É impossível espirrar com os olhos abertos.
19 – “J” é a única letra que não aparece na tabela periódica.
20 – Uma gota de óleo torna 25 litros de água imprópria para o consumo.
21 – Os chimpanzés e os golfinhos são os únicos animais capazes de se reconhecer na frente de um espelho.
22 – Rir durante o dia faz com que você durma melhor à noite.
23 – 40% dos telespectadores do Jornal Nacional dão boa-noite ao William Bonner no final.
e a ultima e melhor….
24 – Aproximadamente 70 % das pessoas que lêem isso tentam lamber o próprio cotovelo.


- informações retiradas do blog Limão Ninja (blog mto divertido, por sinal)

Rabiscos e Rascunhos


Perseguido e acuado, tu respiras fundo e olhas demoradamente para os lados. Estás só, apagado e preso dentro do claustro de tu quarto bege, janelas para o mundo real, grades eternas e vigiado pelos olhos do medo e da angústia. Sentes vontade de chorar, mas tua garganta seca de palavras perdidas e implosivas te impedem de gritar. Nem mesmo ar. Nem mesmo mar. Arranhas com as unhas da cólera a parede limpa e imaculada do cativeiro. Ela te fere. Deitado, encolhido, só te resta rezar. E de tua oração serena, nasce a estrela em uma nebulosa distante, vermelha e dourada. Ela te acompanhará, lembra?
Caminhando pelos escombros, tu escalas os dedos e congelas o tempo. Velhinhas com encharpes e poodle branquinhos esperam a vez de atravessar a rua cinzenta. Estudantes em bando fogem como pássaros em direção ao sol, casais não se olham nos olhos e crianças descalças crescem sem perceber, endurecem sem a música. Sem vestígio. Tu tens vontade de gritar, mas nem mesmo ar. Resta-te desenhar. Apaga o mundo do teu quarto bege e triste. Muda as cores e faze do azul celeste o teu raiar. respira fundo mais uma vez, enche este peito, menino, e começa a rascunhar. Estrelinha cai no mar amigo das ondas verdejantes, espuma de sal. E lá das profundezas, encontra com os monstros que sempre te visitaram nos pesadelos. Eles são curiosos, piscam e se escondem nas cavernas de exílios cheias de moluscos. De quem tem medo, menino? Acenam e nadam em turma para o navio fantasma, ancorado na areia prata.
Viu, para que tanto medo? É hora de brincar! Pega carona no canto das sereias peroladas que reinam estreladas. Coroadas pelas alegrias. Canta comigo em três tempos, sem tormentos ou lamentos. Olha em volta, menino, guarda tua estrela no peito estufado e emerge para o dia, porque a noite - longa e fria - já era. Viraste a página rabiscada? A metamorfose!
Brilha na terra, brilha no ar. No mar, desabrochar.
Menino, levanta e caminha molhado que o vento te seca. Abre os braços. Rodopia e assovia que a estrelinha é tua companhia. Pega na tua ponta e aponta a estrada. Escolhe a mais florida, que eu te espero no final. Escolhe a mais escura, que eu te embalo na cantoria, te protejo da bruxaria. Não te esqueças jamais a vida é sua, então recupera aquele lápis mágico e contornas as tuas aventuras com o brilho do arco-íris.
Desenha palhaço, desenha casinhas, montanhas e florzinhas, desenha a praia que nos espera, o navio que nos leva, a letra que te comove e o beijo que te beija. Desenha o amor que te ilumina, o abraço que te aquece, desenha o mundo que tu mereces!
Porque o mundo que tu mereces, menino, é maior do que a nebulosa vermelha e distante. É o mundo dos heróis, das fadas das promessas e conquistas, dos dragões, dos rios que correm para o mar, castelos de cristal, taças cintilantes, das velhinhas com encharpes e seus poodles branquinhos que rolam na grama fresca, dos estudantes em bando que circulam no final da tarde, das crianças descalças que jogam amarelinha e empinam pipa. É doce. É perfumado, é engraçado, é animado. É desenho animado.
O mundo que tu mereces menino, é todo teu. É medalha de ouro, primeiro lugar. Não é metade, nem mais nem menos, nem marola. É cavalo branco. Inteiro. É vitorioso, mundo glorioso.
Levanta do chão, pois da tua oração nascem estrelas. A cada descoberta, a cada manhã. Chovem estrelas no teu jardim. Cheiro de Jasmim. Elas te acompanharão, lembra?
Menino-homem, homem-menino. desenha a tua jornada sem medo. A magia. Quebra as grades de tua prisão e abre as janelas para a vida. Noite e dia, conta histórias e diálogos, cria personagens para a criançada, sentada em circulo ao redor da fogueira e dos cachorros que dormem saciados. Histórias de quem nasceu estrelinha e virou sol. Tatuado na minha pele, desenhado na minha alma. Para sempre. Meu melhor amor. Sonha acordado. Feito desenho animado.

---Fred Itioka---

Para quem me odeia

eu peguei essa "carta" de uma revista, mas infelizmente eu não lembro de qual... D: *se alguem souber me avisa por favor*

Para quem me odeia
Eu te amo. e não seria metade do que sou sem você, juro. É seu ódio profundo que me dá forças para continuar em frente, exatamente da minha maneira.
Prometa que nunca vai deixar de me odiar ou não sei se a vida continuaria tendo sentido para mim. Eu vagaria pelas ruas, insegura, sem saber o que fiz de tão errado - se alguém como você não me odeia, é porque, no mínimo, não estou me expressando direito.
Sei que você vive falando de mim por aí sempre que tem oportunidade, e esse tipo de propaganda boca a boca não tem preço. Ainda mais quando é enfática como a sua - todos ficam interessados em conhecer alguém que é assim, tão oposto de você.
E convenhamos: não existe elogio maior do que ser odiados pelos odientos, pelos mais odiosos motivos. Então, ser execrado por você funciona como um desses exames médicos mais graves, em que "negativo" significa o melhor resultado possível.
Olha, minha gratidão ão tem limites, pois sei que você poderia muito bem estar fazendo outras coisas em vez de me odiar - cuidando da sua própria vida, dedicando-se mais ao seu trabalho, estudando um pouco. Mas não: você prefere gastar seu precioso tempo me detestando. Não sei se sou merecedora(?) de tamanha consideração.
Bom, como você deve ter percebido, esta é uma carta de amor. E como toda carta de amor termina com promessas, eis as minhas:
*Prometo nunca te decepcionar fazendo algo que você goste. Ao contrario, estou caprichando para realizar coisas que deverão te deixar ainda mais nervoso comigo.
*Prometo não mudar, principalmente nos detalhes que você mais detesta. Sem esquecer de sempre tentar descobrir novos jeitos de te deixar irritado.
*Prometo jamais te responder a altura quando você for, eventualmente, grosseiro comigo, ao verbalizar tão imenso ódio. Pois sei que isso te faria feliz com uma atitude minha, sendo uma ameaça para o sentimento tão puro que você me dedica.
*Prometo, por ultimo, que, se algum dia, numa dessas voltas que a vida dá, você deixar de me odiar sem motivo, mesmo assim, continuarei te amando. Porque não sou daqueles que esquece de quem contribuiu para seu sucesso.
Pena que você não esteja me vendo neste momento, inclusive, pois veria meu sincero sorrisinho(?) agradecido - e me odiaria ainda mais.
Com amor,
Eu.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Fisica - Canhão de Gauss

Quem nunca quis pegar uma arma e apontar na cabeça da sua professora "preferida"? ... Ninguem? Só eu? Putz.... Mas eu não ligo e arranjei uma maneira de fazer isso... =D

Chama-se canhão de gauss. Se voce não gosta das explicaçoes da sua professora de fisica sobre o assunto cinetica e magnetismo, aponte essa arma na cabeça dela tambem (não que eu tenha feito isso ¬¬). O intuito dessa arma, ou "canhão", é usar a energia cinetica e o magnetismo para fazer bolinhas de ferro serem atiradas. basicamente funciona assim:

Temos um trilho(de material não-ferromagnetico) onde fica preso quatro ou cinco imas de NEODIMIO - tudo depende da potencia do tiro que voce quer), atras desse ima (na parte do ima que nõ atrai o ferro) tem algumas bolinhas de ferro - no primeiro imã, tem duas, no segundo tres, etc...

A primeira bolinha é lançada com um pequeno empulso, pequeno mesmo. A bolinha rola lentamente até perto do imã, que começa a atrai-la com a energia magnetica. Ela bate no imã e transfere essa energia para proxima bolinha que estava na frente da bolinha atras do imã (¬¬? é melhor ver essa perte no video para entender melhor...). E segue esse movimento até a ultima bolinha, que somando as energias do magnetismo e das batidas das outras bolinhas, vai estar muito rapida e "potente".

Segue o video para quem se interessou e quem não entendeu minha explicação...xD

sábado, 1 de maio de 2010

começo

coisas futuramente escritas aki:

canhao de gauss
astrologias
quimicas
historias
etc.